FILMES PARA VER ANTES DE MORRER

| 17 de jun. de 2009
O ESCAFANDRO E A BORBOLETA
(Le Scaphandre et le Papillon - França) de Julian Schnabel, 2007. IMDB - 8.1
Com Mathieu Amalric, Emmanuelle Seigner, Marie-Josée Croze, Anne Consigny, Max von Sydow.

- Recebeu 4 indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Roteiro Adaptado.
- Ganhou 2 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Diretor e Melhor Filme Estrangeiro. Foi ainda indicado na categoria de Melhor Roteiro.
- Ganhou o BAFTA de Melhor Roteiro Adaptado, além de ser indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.
- Recebeu 7 indicações ao César, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Mathieu Amalric), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Som.

em mil novecentos e noventa e cinco jean-dominic bauby, então editor-chefe da revista francesa de moda 'elle', sofreu um derrame que lhe deixou em estado vegetativo. paralisado dos pés a cabeça, graças a rara síndrome do encarceramento, bauby estava aprisionado ao seu próprio corpo. incapaz de pronunciar uma única palavra, mas com sua consciência intacta, o personagem vivido por mathieu amalric aprende a desenvolver, com a ajuda de uma fonoterapeuta, uma maneira peculiar de se comunicar com o mundo e as pessoas à sua volta - piscando o olho esquerdo, único órgão com mobilidade sobrevivente da emboscada suicída causada por seu próprio corpo. bauby estabelece uma conexão para registrar suas sensações em um livro. para isso precisaria ditar letra por letra, piscando na presença de uma tradutora. o resultado disso seria a publicação de 'o escafandro e a borboleta', dois anos após seu derrame, aclamado pela crítica e pelo público. bauby morreria dez dias após a publicação de seu livro.
o nova iorquino julian schnabel, diretor de 'antes do anoitecer' (cinebiografia do poeta cubano reinaldo arenas), carrega o filme com leveza, transportando o telespectador para os olhos (e os pontos de vista) de um homem enterrado vivo por seu corpo. o trabalho lhe rendeu uma indicação ao oscar, e uma estatueta no globo de ouro como melhor diretor. schnabel, que estava há sete anos longe das filmagens, nos conta uma história sobre a força do espírito humano. ainda que parecesse aprisionado por um escafandro - uma armadura de borracha e ferro usada por mergulhadores para trabalhos no fundo do mar -, através de sua consciência e de suas memórias e desejos, bauby era um homem livre para conhecer novos lugares, na companhia das mulheres mais bonitas de seu país, comendo nos melhores restaurantes, pegando ondas, dançando e vivendo da maneira que achasse melhor. como uma borboleta.

0 comentários:

Postar um comentário