FILMES PARA VER ANTES DE MORRER

| 6 de mai. de 2009
SEGUNDA-FEIRA AO SOL
(Los lunes al sol - Espanha) de Fernando Léon de Aranoa, 2002. IMDB - 7,7
com Javier Bardem, Luis Tosar, José Ángel Egido, Nieve de Medina, Enrique Villén

- Recebeu uma indicação ao European Film Awards de Melhor Ator (Javier Bardem).
- Ganhou 5 prêmios no Goya, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator (Javier Bardem), Melhor Revelação Masculina (José Ángel Egido) e Melhor Ator Coadjuvante (Luis Tosar). Recebeu ainda outras 3 indicações, nas seguintes categorias: Melhor Edição, Melhor Atriz Revelação (Nieve de Medina) e Melhor Roteiro Original.
- Ganhou 3 Kikitos de Ouro no Festival de Gramado, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Mostra Latina, Melhor Diretor - Mostra Latina e Melhor Ator - Mostra Latina (Javier Bardem). Ganhou ainda o Prêmio da Crítica - Mostra Latina.

nunca fui comunista. vim de uma educação política social democrata e sempre achei a esquerda burra. ando pelas ruas e vejo os jovens com camisas e bonés e agasalhos e tatuagens de che guevara, cuba, lenin, fidel castro e outros garotos propaganda do comunismo, e acho que se transformaram num símbolo de marketing. acho que a imagem desse pessoal todo é altamente vendável estampada em qualquer coisa.
de qualquer maneira "segunda-feira ao sol", filme dirigido por fernando léon de aranoa e que tem javier bardem em uma das melhores atuações de sua carreira, me fez repensar sobre a cultura do capitalismo.
um grupo de amigos, todos ex-operários de uma fábrica naval ao norte da espanha, se reunem em um pequeno bar aonde compartilham suas frustrações e esperanças. o bar se transforma na casa de homens de meia idade que, ao terem perdido seus empregos, se sentem deslocados em frente a um universo sem perspectivas. a excência do homem, suas funções e habilidades são tratadas com angústia e humor durante as duas horas de película.
santa, lino e josé, sob o sol de segunda-feira, começam a semana buscando um sentido à vida.
santa, personagem de javier bardem, é um homem sem dinheiro, solitário e fantasioso. perseguido por uma ação judicial que lhe condena a pagar US$ 40,00 por quebrar um poste de iluminação durante um protesto, ele encara a vida com irreverência e picardia. seu carisma quixotesco invade a tela desde o primeiro instante.
lino é um caçador de entrevistas de emprego. ao se deparar no jornal com um anúncio de trabalho e os requisitos básicos de contratação - ter boa aparência, limite de idade, carro próprio e conhecimentos em informática - luta por um processo de reconstrução. tinge o cabelo, inicia aulas de inclusão digital, usa as roupas do filho pra aparecer mais jovem. caminha em contramão.
josé se depara com conflitos conjugais. a partir do momento em que deixa de ser o provedor da família passando a conviver com a pressão de sua mulher, que trabalha em uma fábrica de atum , passa a ter um dilema - conseguir um empréstimo no banco de US$ 8.000 para montar um pequeno negócio, e fugir do perverso sistema de agências de emprego que anulam homens de meia idade.
"segunda-feira ao sol" é um filme que trata da natureza humana.

0 comentários:

Postar um comentário