insônia

| 6 de ago. de 2009
eu nasci de madrugada e convivo com a insônia desde muito pequeno. ainda bebê, demorei três anos pra ter uma noite completa de sono. meu pai disse que de tanto chorar, uma vez quase me jogou na parede do quarto. eu tenho certeza de que ele jamais faria isso. em todo caso, em certa ocasião foi pego dormindo durante o trabalho em uma salinha de dispensa. e até hoje me conta que teve a noite de sono mais profunda de sua vida quando consegui finalmente dormir por algumas horas.
ainda adolescente ia dormir as cinco, seis horas da manhã, lendo e escrevendo adoidado como se o mundo fosse acabar. quando via um pingo de sol borrar o vidro da janela do meu quarto, eu me jogava pra debaixo das cobertas. tinha medo do sol. não gostava de imaginar que iria dormir sem a benção da madrugada. eu permanecia acordado com os olhinhos esbugalhados debaixo do cobertor, vendo que o sol nascia como um monstro gigante lá fora, e invadia o meu espaço com a sua luminosidade, colorindo de laranja o meu universo. eu praguejava contra aquilo. às vezes criava coragem e me levantava na direção da janela, ajustando a cortina contra o domínio daquela invasão inimiga. como um soldado medroso tornava a espiar o nascimento daquele fenômeno da natureza. eu era um voyer num front de guerra. e permanecia assim até que o sono batesse, quando finalmente voltaria para cama abraçado pelo calor do meu inimigo íntimo.
hoje eu não tenho mais medo do sol. e continuo dormindo tarde. trato a insônia com o mesmo carinho que trato a solidão.

8 comentários:

Anônimo disse...

Então gosta da magia da madrugada desde pequeno, é? Bonito texto, Rodrigo. Eu já tive uma fase "madrugada online" e também não gostava do sol nessa época. Como eu disse, foi fase. Hoje prefiro dormir e aproveitar os dias de sol (pelo menos no inverno). Por fim, acho que te entendi. Já conheci outras pessoas que acham que dormir é perder tempo. E se tu não vê a insônia como problema, bom pra você. Assim tem mais algumas horas pra escrever textos pra mim ler haha. Abraço.

Karen D. disse...

já dizia um poeta que a insônia não é mais que um lugar para os sonhos despertos.
eu ainda me entristeço quando a madrugada abandona seu posto para se esconder em algum lugar escuro.

Renata disse...

a madrugada é tão aconchegante. não da mesmo vontade de perdê-la. prefiro dormir de dia também! x)~

Ivana disse...

sou da noite toda vida... mas e insonia ou boemia???
bjim pra tu

Ariane Machado disse...

Colecionador de Sonhos e de Fãs. Parabéns pelo texto, muito bem escrito. É um verdadeiro prazer ler alguma coisa tão boa em tempos tão difíceis.
Obrigada.

palavras ao vento disse...

insonia e complicado...ja tive mas foi pq aconteceram uams coisas na minah vida....mas e muiot ruim..

Rubens da Cunha disse...

oi Rodrigo, sinceramente eu não lembro de vc. talvez se eu te ver, me venha algo na memória.
agora tenho uma coisa a dizer: vc cresceu bem, com um escrita encorpada, cheia de meandros e possibilidades... do tipo escrita soco que tanto me agrada, parabéns, continue com essa força...
adicionei teu blog ao meu, para eu sempre vir aqui pegar um pouco da tua insonia

barbes disse...

poderia continuar lendo teu blog por horas a fio, parabéns.

Postar um comentário